Pesquisar no Google

domingo, 19 de dezembro de 2010

Arquiteto da Informação

Uma profissão pouco disseminada

Segundo o Especialista em Recrutamento, Leonardo Martins, uma das carreiras de TI que promete boa perspectivas para o futuro é a de arquiteto da informação.
"Com a disseminação das redes sociais, cresce a necessidade desse profissional, que cria as informações, define a melhor interface e administra os conteúdos, levando em conta, inclusive, a confidencialidade e a segurança dos dados", explica.
A modernização e evolução dos ambientes de TI nas empresas estão aumentando a procura por outro tipo de profissional: o engenheiro de sistemas especializado em arquitetura de solução. "É ele quem faz o levantamento do cenário de TI na empresa, identifica suas necessidades e desenha a melhor solução, visando atender a requisitos como agilidade, redução de custos e maior produtividade", afirma Martins.
É um papel estratégico, diante da variedade de tecnologias e de opções disponíveis atualmente. "Além de mostrar a melhor opção para a empresa, o arquiteto de soluções faz todo o desenho dos softwares e aplicativos a serem utilizados no ambiente de TI e da infraestrutura necessária para isso", acrescenta.
Por esse motivo, o conhecimento técnico é fundamental. Segundo Martins, o arquiteto de soluções deve ter formação técnica (em engenharia ou ciência da computação, por exemplo), experiência na área de TI e conhecimento de negócios em segmentos específicos. Os salários, para quem cumprir esses requisitos e estiver disposto a investir na nova carreira, são bastante atraentes: de 12 a 22 mil reais em média, de acordo com pesquisa da empresa IT Job Consulting.
(Revista Info Exame - Caderno i - NOV/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário