Pesquisar no Google

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Escritório da Google Brasil

Fuçando, fuçando e fuçando, achei um vídeo antigo no YouTube... de 2007, na época do crescimento assustador da Google aqui no Brasil, mostrando a rotina do escritório - filial.
O diretor da filial aqui no Brasil (na época, Alexandre Hohagen, que hoje não faz mais parte da empresa) mostrou a enorme descontração que é trabalhar numa das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Assista abaixo. A imagem é um pouco ruim (por ser de 2007), mas dá para acompanhar sem problemas. Veja como é trabalhar na Google!

Microsoft oferece cursos de TI gratuitos para estudantes da área


O programa Students to Business é uma iniciativa da Microsoft, dos Parceiros da Microsoft e as principais universidades do país com o objetivo de capacitar estudantes nas áreas de TI e oferecer oportunidades de emprego.
O S2B tem por objetivo aproximar estudantes de oportunidades de trabalho nas carreiras de Tecnologia de Informação.
Para isso inclui diversas ações, sendo as principais capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas que buscam mão-de-obra com esse perfil. O programa tem um total de 84 horas/aula para capacitação de jovens, com um conteúdo que abrange palestras sobre o mercado de trabalho e aulas teóricas e práticas ligadas às carreiras de TI.
As capacitações são voltadas a estudantes do ensino médio e superior e visam preparar as próximas gerações de profissionais nas tecnologias Microsoft.
Ao longo de 3 fases os estudantes adquirem formação técnica para tornarem-se profissionais juniores de infra-estrutura ou desenvolvimento. Na primeira fase o curso traz informações sobre as carreiras de TI, na segunda, aulas teóricas e na terceira, aulas práticas, com o desenvolvimento de um projeto de formatura. No encerramento são entregues certificados, em um evento que inclui uma feira de empregos.
O Programa Microsoft Students to Business capacitou, no seu primeiro ano de vida, mais de 10 mil estudantes em todo o Brasil, desses quais mais de 1.000 profissionais foram incorporados imediatamente no mercado de trabalho durante a feira de empregos. 

Maiores informações no site: http://proform.msdnbrasil.com.br/PortalS2B/Default.aspx

Inscrições:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entenda o que significa virtualização


Um assunto bastante pertinente da área de Tecnologia da Informação que está ganhando bastante força é o conceito sobre "virtualização".

Arlindo Maluli se transformou em especialista numa das áreas mais borbulhantes da computação: a virtualização. Ele é o responsável pelas vendas técnicas da VMWare para a América Latina, e é o principal executivo da empresa no Brasil. Na entrevista, a história da empresa que praticamente inventou a virtualização e uma aula sobre computação na nuvem. O vídeo abaixo retrata bem o conceito de computação e nuvem e a palavra que está no centro do futuro da computação: virtualização. Assista!



Caso prefira, acesse o site do Olhar Digital e assista o vídeo em tela cheia e em melhor resolução:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/trend_makers/trend-makers-entenda-o-que-significa-virtualizacao

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Venda casada: exija reembolso!

O Windows vem incluído nos PC's e passam despercebidos

Muita gente nem sabe, mas a instalação do sistema operacional está longe de ser uma obrigação da fabricante. Pelo contrário: a obrigação é do usuário de escolher aquilo que ele quer instalado na máquina dele.
Imagine a situação: você só usa software livre, não quer pagar pela licença do Windows, mas o fabricante te empurra uma máquina com o sistema operacional. Geralmente, isso significa uns 200 reais a mais na conta. O fabricante pode até dizer que é promoção e está te dando a cópia original, mas tem direito de escolher se quer ou não o sistema operacional no seu micro. O que fazer neste caso? Pedir um desconto, ou mesmo um reembolso? Pois é, saiba que você pode, sim, fazer isso. E mais: está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor!

A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).
O consumidor não pode ser compelido a adquirir aquilo que não quer, e deve exigir a venda do produto ou a prestação do serviço de acordo com aquilo que deseja.
Caso o fornecedor se recuse a vender o item desejado sem o outro indicado, o consumidor deve recorrer à Justiça.
Leis - Saiba quais são!  
  • A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
  • E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
  • Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
  • E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.

 O "Olhar Digital" produziu um vídeo em 2010, sobre como pedir reembolso em caso de ser entusiasta Linux (por ex.) e não querer o Windows na compra de notebook's ou desktops. Veja o vídeo abaixo:


Circula também na internet, um power point sobre venda casada. Quem tiver interesse, pode visitar o seguinte link e fazer o download:

http://www.vendacasadaecrime.org.br/Venda%20Casada.pps