Pesquisar no Google

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estratégia: Arquitetura Empresarial


Arquitetura empresarial é um meio para descrever estruturas de negócios e processos que conectam essas estruturas (segundo Carnegie Mellon University).
Trata-se de algo voltado a organizar ou planejar uma empresa e lembra desenhos, cronogramas, medidas e projetos.(Lozinsky)
O desenvolvimento da arquitetura empresarial começa com o entendimento de uma estratégia de negócios suportada por uma estratégia de tecnologia que viabiliza as iniciativas planejadas, caracterizando dois pilares: a arquitetura de negócios e a arquitetura tecnológica.
Pelo lado de negócios, reúne os processos, as informações, as pessoas e a organização física da empresa; enquanto pelo de tecnologia cuida das aplicações, dos dados e da infraestrutura. Planejar uma arquitetura empresarial é entender as conexões entre todos esses componentes e, assim como no projeto de um imóvel, procurar otimizar funcionalidades, custos, segurança e estética, além de alinhar-se com as tendências e usar o que há de mais moderno.
Mudanças vão acontecer ao longo do tempo, mas a existência de uma base sólida facilitará a tomada de decisões igualmente consistentes.
Os processos precisam evoluir com a dinâmica dos negócios, e possuírem um alto grau de automação proporcionado pelas aplicações; dados e informações críticos devem ser gerenciados e elaborados com a atenção que os ativos mais importantes de uma empresa merecem; o negócio precisa de talentos em todas as áreas, que devem ser cuidados, motivados e treinados. a organização física do negócio e a infraestrutura tecnológica devem facilitar os processos e a integração de sistemas e pessoas, garantir segurança, disponibilidade e continuidade, e permitirem elasticidade para acomodar as expansões e eventuais contrações do negócio.
Parece óbvio?
(Autor:Sérgio Lozinsky. Revista InformationWeekBrasil, Ed. 232, Out/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário