Pesquisar no Google

sábado, 25 de dezembro de 2010

Executivo ou especialista?


A principal ou uma das principais dúvidas de formandos e profissionais de tecnologia é em qual área do mercado seguir. Ser um especialista ou um executivo?
É difícil encontrar empresas que ofereçam um plano de carreira a esses profissionais de tecnologia. As chamadas carreiras em Y oferecem oportunidades de crescimento tanto pelo caminho técnico como pelo gerencial.
“Em empresas pequenas e médias, não há como poupar os especialistas das funções gerenciais”, afirma o vice-presidente de desenvolvimento humano da HP, Antônio Salvador. “A remuneração pode ficar equivalente à de um posto de vice-presidente. O que muda são os bônus, que são diferenciados para quem tem metas a atingir”, diz Salvador.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estratégia: Arquitetura Empresarial


Arquitetura empresarial é um meio para descrever estruturas de negócios e processos que conectam essas estruturas (segundo Carnegie Mellon University).
Trata-se de algo voltado a organizar ou planejar uma empresa e lembra desenhos, cronogramas, medidas e projetos.(Lozinsky)
O desenvolvimento da arquitetura empresarial começa com o entendimento de uma estratégia de negócios suportada por uma estratégia de tecnologia que viabiliza as iniciativas planejadas, caracterizando dois pilares: a arquitetura de negócios e a arquitetura tecnológica.
Pelo lado de negócios, reúne os processos, as informações, as pessoas e a organização física da empresa; enquanto pelo de tecnologia cuida das aplicações, dos dados e da infraestrutura. Planejar uma arquitetura empresarial é entender as conexões entre todos esses componentes e, assim como no projeto de um imóvel, procurar otimizar funcionalidades, custos, segurança e estética, além de alinhar-se com as tendências e usar o que há de mais moderno.
Mudanças vão acontecer ao longo do tempo, mas a existência de uma base sólida facilitará a tomada de decisões igualmente consistentes.
Os processos precisam evoluir com a dinâmica dos negócios, e possuírem um alto grau de automação proporcionado pelas aplicações; dados e informações críticos devem ser gerenciados e elaborados com a atenção que os ativos mais importantes de uma empresa merecem; o negócio precisa de talentos em todas as áreas, que devem ser cuidados, motivados e treinados. a organização física do negócio e a infraestrutura tecnológica devem facilitar os processos e a integração de sistemas e pessoas, garantir segurança, disponibilidade e continuidade, e permitirem elasticidade para acomodar as expansões e eventuais contrações do negócio.
Parece óbvio?
(Autor:Sérgio Lozinsky. Revista InformationWeekBrasil, Ed. 232, Out/2010)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pensando em pedir demissão?


Veja as dicas:

1) Se for possível, procure ajuda profissional (psicólogo, conselheiro de carreira) para entender as razões de eventuais angústias ou frustrações e ter certeza de que o desligamento é a única alternativa.

2) A saúde deve ser planejada e negociada. Procure "não chutar o balde".

3) Ofereça-se para encontrar ou preparar o seu substituto.

4) Invista em networking e cerque-se de informações de mercado quanto à demanda por profissionais de mercado quanto à demanda por profissionais da área de TI ou outra do seu interesse.

5) Headhunters e empresas que prestam serviços para organizações são boas fontes para saber se seu perfil é adequado para as demandas que existem no mercado.

6) Cuidado com os riscos de contratar empresa de recolocação por conta própria. Nem todas as empresas desta área são idôneas.

7) Calcule o risco de procurar emprego antes de se decidir pelo desligamento. Há sempre a probabilidade de a empresa tomar conhecimento antes da sua decisão.

8) Busque o apoio da família e de amigos.

9) Se decidir empreender, elabore metas, prazo e um plano B, caso as coisas deem errado.


Fonte: Revista InformationWeekBrasil, Ed. 232, Out/2010.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Arquiteto da Informação

Uma profissão pouco disseminada

Segundo o Especialista em Recrutamento, Leonardo Martins, uma das carreiras de TI que promete boa perspectivas para o futuro é a de arquiteto da informação.
"Com a disseminação das redes sociais, cresce a necessidade desse profissional, que cria as informações, define a melhor interface e administra os conteúdos, levando em conta, inclusive, a confidencialidade e a segurança dos dados", explica.
A modernização e evolução dos ambientes de TI nas empresas estão aumentando a procura por outro tipo de profissional: o engenheiro de sistemas especializado em arquitetura de solução. "É ele quem faz o levantamento do cenário de TI na empresa, identifica suas necessidades e desenha a melhor solução, visando atender a requisitos como agilidade, redução de custos e maior produtividade", afirma Martins.
É um papel estratégico, diante da variedade de tecnologias e de opções disponíveis atualmente. "Além de mostrar a melhor opção para a empresa, o arquiteto de soluções faz todo o desenho dos softwares e aplicativos a serem utilizados no ambiente de TI e da infraestrutura necessária para isso", acrescenta.
Por esse motivo, o conhecimento técnico é fundamental. Segundo Martins, o arquiteto de soluções deve ter formação técnica (em engenharia ou ciência da computação, por exemplo), experiência na área de TI e conhecimento de negócios em segmentos específicos. Os salários, para quem cumprir esses requisitos e estiver disposto a investir na nova carreira, são bastante atraentes: de 12 a 22 mil reais em média, de acordo com pesquisa da empresa IT Job Consulting.
(Revista Info Exame - Caderno i - NOV/2010)

Carreiras em Alta

O mercado brasileiro está repleto de oportunidades para profissionais de Tecnologia da Informação - especialmente os que dominam o idioma inglês e já têm experiência na área. "Analistas desenvolvedores de  software em ambientes .NET, da Microsoft, e Java hoje são muito procurados e estão todos empregados." (afirma Leonardo Martins, especialista em recrutamento).

Também destaca a especialização em banco de dados como uma das carreiras de TI em evidência atualmente. "A demanda é tanto por desenvolvedores quanto por administradores de banco de dados, seja de tecnologia Oracle, Microsoft (SQL) ou do mundo Linux", diz Martins. Um dos motivos dessa demanda, segundo ele, está no crescimento das vendas de sistemas CRM (Gerenciamento de Relações com Clientes), que trazem para as empresas a necessidade de armazenar as informações de forma estruturada - para que possam ser usadas.
Profissionais especializados em segurança da informação também continuam em alta no mercado de trabalho, de acordo com Martins. E uma das carreiras que tende a crescer nessa área é a de perito digital, especialista responsável pela investigação da origem de informações maliciosas e difamatórias - por exemplo, contra uma empresa ou produto - que circula pela internet. 
(Revista Info Exame - Caderno i - Nov/2010)

PRIMEIRO POST!

Olá Mundo!

Primeiro post... nunca há muito o que escrever...
Aqui postarei diariamente (se conseguir, é claro) conteúdos relacionados à Tecnologia da Informação de forma clara e concisa. Artigos, dicas, emprego, mercado, negócios, telecomunicações, etc, etc...
No próximo post tratarei sobre o mercado de trabalho para os profissionais de Tecnologia da Informação. Espero que gostem. Ou sirva de referência.
Siga-me também no twitter: @cadernodeti
Até logo!
Caderno de TI
O blog é simples. O conteúdo, relevante.