Serviço da Microsoft traz o Word, Excel, Power Point e OneNote que rodam na nuvem
Pensando em atingir uma parcela da população que não possui o pacote de ferramentas do Office, que inclui programas como o Word, Excel, Power Point, ou que utiliza o PC em locais como lan houses ou nas escolas, a Microsoft lançou nesta quarta-feira (13) no Brasil o Office Web Apps. Por meio da internet, é possível produzir textos, planilhas e apresentações, compartilhar os arquivos e deixar tudo salvo em servidores "na nuvem".
O serviço, totalmente em português (inclusive com correção de textos no nosso idioma), está disponível dentro do Windows Live, que possui o Hotmail, MSN e o espaço de armazenamento SkyDrive. Com os programas Word, Power Point, Excel, e o OneNote, ele chega para competir com outros serviços similares como o Google Docs, por exemplo, e apostando na marca da Microsoft.
Para utilizar o Office Web Apps, é preciso ter uma conta Windows Live ou do Hotmail. Em seguida, na área superior, ele precisa clicar na opção "Office" para acessar o conteúdo que roda diretamente na nuvem. "Tudo o que é feito nos programas, como busca e inserção de arquivos ClipArt no Power Point, é feito por meio da nuvem, conta Ana Beatriz Silveira, gerente de Windows Live para a America Latina. "O usuário pode editar os arquivos em qualquer computador e visualizá-los no PC e em smatrphones".
| Imagem: Office Web Apps |
Com o Office Web Apps, a intenção da Microsoft é que os usuários reduzam o grande número de arquivos anexos enviados no e-mail. Além de ter essa possibilidade no pacote da nuvem, um link que direciona ao arquivo criado na web evita o envio de mensagens pesadas. O usuário pode até selecionar se um amigo, por exemplo, pode apenas visualizar a apresentação ou editá-la. Os programas Excel e OneNote permitem a criação e edição de arquivos em colaboração em tempo real.
O Office Web Apps é gratuito, mas a Microsoft trabalha para criar um sistema de publicidade para monetizar o serviço. Até o momento, um pequeno link em forma de texto faz propaganda dos produtos da Microsoft, mas sem atrapalhar o uso dos programas.
Fonte: Microsoft - G1 Tecnologia (Adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário