Pesquisar no Google

domingo, 24 de abril de 2011

Pen drives perdem os dados se ficarem muito tempo desligados?

Imagem: Pen drive (retirada de "Carioca do Cerrado")
Antes, é bom entender o que é memória volátil e memória não volátil.
 
Memória volátil requer energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática. Como ex., pode-se citar a memória RAM (memória de acesso aleatório) de nossos computadores.
Memória não volátil é aquela que guarda todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes.
Antigamente, a memória flash, que é a utilizada no pen drive, era volátil. Ou seja, esse tipo de memória era "zerado" a cada vez que a energia elétrica era cortada. Para evitar que os discos perdessem todos os dados, foram colocadas baterias nas estruturas, garantindo que nunca faltasse alimentação energética e, assim, os dados não seriam perdidos.
O grande problema disso é que, após algum tempo, a bateria perdia a carga e os dados eram perdidos completamente. Foi com isso que surgiu o mito relacionado à perda de informações dos discos removíveis. Pode-se dizer que essa fase do desenvolvimento “sujou” o nome da memória Flash.

Mas afinal, é só um mito?

Houve um período em que os dispositivos de memória Flash eram voláteis, impedindo que os usuários pudessem manter seus dados seguros por muito tempo, mas hoje a história é diferente. Como são utilizadas memórias NAND (Not And, ou seja, sequenciais), os pendrives não são voláteis. Em suma, utilizando como base os pendrives e SSDs atuais, a dúvida de hoje é realmente um mito. Mas um problema precisa ser lembrado: a memória Flash sofre com a limitação de inscrições. Ou seja, após algum tempo, os dispositivos de memória deixam de apagar dados e armazenar novos, tornando-se estáticos (como CDs que não permitem regravações).

Fonte: Renan Hamann - Terra (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário